Como resolver os movimentos atípicos (ghost touch) no ecrã do seu iPhone?
Tecnologia

05 Junho 2023

Como resolver os movimentos atípicos (ghost touch) no ecrã do seu iPhone?

Como resolver os movimentos atípicos (ghost touch) no ecrã do seu iPhone?

O ghost touch (em português, toque fantasma) é um fenómeno que ocorre no ecrã do iPhone, onde uma espécie de ?dedo invisível? parece mover-se livremente e acionar comandos sem qualquer intervenção do utilizador. O ecrã aparenta reagir a estes toques inexistentes, resultando na abertura e execução de aplicações sem a interação direta do utilizador. 

Se está a deparar-se com este problema, não entre em pânico. Existem algumas formas de resolver a anomalia sem ter de enviar o dispositivo para reparação. Contudo, esteja ciente de que, caso nenhuma resulte, terá de contactar a Apple ou um centro de assistência autorizado para que um técnico possa avaliar a situação. 

Quais são os modelos de iPhone mais afetados pelo toque fantasma? 

O toque fantasma é um problema que ocorreu mais frequentemente no iPhone X. Em novembro de 2018, a Apple reconheceu a existência de algumas falhas que afetavam o ecrã deste modelo específico e comprometeu-se a reparar gratuitamente os telefones dos clientes afetados. 

No entanto, existem inúmeras queixas online que demonstram que o problema do toque fantasma também ocorre noutros modelos de iPhone. Além do iPhone XS e XR, modelos mais antigos, como o iPhone 8, 7, 6 e 5, assim como modelos mais recentes, como o iPhone 11, 12 ou 13, podem ser afetados. Em suma, o fenómeno do toque fantasma pode ocorrer em qualquer iPhone. 

Independentemente do modelo que possua, deixaremos aqui algumas dicas que poderão resolver este fenómeno. 

  1. Limpe o ecrã 

Embora seja uma sugestão simples, a limpeza cuidadosa do ecrã do iPhone pode ser extremamente eficaz no combate ao toque fantasma. Ao proceder desta forma, eliminará quaisquer detritos ou poeiras que possam interferir com o correto funcionamento do ecrã, evitando que o mesmo assuma comandos indesejados. 

Para realizar a limpeza do ecrã do seu iPhone, deverá desligá-lo e desconectar todos os cabos. Em seguida, procure um pano suave e limpo, humedeça-o ligeiramente, e utilize-o para limpar o ecrã de uma extremidade à outra. 

Tenha em mente que a Apple recomenda evitar o uso de produtos de limpeza que contenham substâncias abrasivas ou peróxido de hidrogénio. Estes produtos podem comprometer o revestimento oleofóbico aplicado pela fabricante no ecrã do iPhone. 

  1. Remova a película de ecrã 

As películas de ecrã consistem em finas camadas de vidro ou plástico que podem ser aplicadas no ecrã dos smartphones, com o intuito de protegê-los de riscos ou fissuras. Embora sejam frequentemente úteis, as películas podem interferir no correto funcionamento do ecrã. Assim, é recomendado que remova a película do ecrã do seu iPhone, uma vez que esta ação poderá solucionar o problema associado ao toque fantasma. 

Deverá remover a película com extrema cautela. Inicie a remoção a partir de um dos cantos e, gradualmente, retire-a do ecrã. Caso o seu ecrã se encontre danificado, recomenda-se que encaminhe o telefone para uma loja de reparação qualificada (ou diretamente para a Apple). 

Por último, não se esqueça de limpar o ecrã novamente após remover a película. 

  1. Retire a capa protetora do iPhone 

Outra possível causa do toque fantasma no iPhone é a presença da capa protetora. Se o seu iPhone tiver uma, é possível que a capa esteja em contacto com o ecrã e, por isso, origine comandos indesejados. 

Alguns utilizadores de iPhone observaram em fóruns online que a sua capa esteve na origem do problema, principalmente depois de deixarem cair o telefone ao chão. Independentemente de ser este o seu problema, acreditamos que vale a pena experimentar usar o telefone sem ela e verificar se a questão fica resolvida. 

  1. Reinicie o iPhone 

É sempre uma boa ideia reiniciar o teu iPhone sempre que este apresente um problema. Isso também se aplica aos problemas de toque fantasma, uma vez que é possível que limpar a memória temporária do teu iPhone ao reiniciá-lo possa resolver qualquer anomalia que esteja a causar problemas no ecrã. 

Para reiniciar o iPhone X, 11, 12, 13 ou 14, mantenha premido um dos botões de volume e o botão lateral até surgir o nivelador ?Desligar?. Em seguida, arraste o nivelador e aguarde 30 segundos para o dispositivo desligar. Se quiser ligar novamente o iPhone, mantenha premido o botão lateral (no lado direito do equipamento) até ver o logótipo Apple. 

Caso tenha um iPhone 6, 7, 8 ou SE (2.ª ou 3.ª geração), mantenha premido o botão lateral até surgir o nivelador ?Desligar?. Arraste o nivelador e, em seguida, aguarde 30 segundos para o dispositivo desligar. Para ligar novamente o iPhone, mantenha premido o botão lateral até ver o logótipo Apple. 

  1. Force o dispositivo a reiniciar 

Se o iPhone não responder e não conseguir desligá?lo e ligá?lo, experimente forçá?lo a reiniciar. 

  • Prima e solte rapidamente o botão de aumentar o volume; 
  • Prima e solte rapidamente o botão de reduzir o volume; 
  • Prima e mantenha premido o botão lateral; 
  • Quando aparecer o logótipo da Apple, solte o botão lateral. 

Se quiser forçar o iPhone 7, 6 , SE (1.ª geração) ou outro modelo mais antigo, siga as instruções que se encontram disponíveis no site oficial da Apple.  

  1. Atualize o sistema operativo 

Caso o problema do toque fantasma persista, é recomendável atualizar o iOS para a última versão disponível. Esta etapa poderá corrigir um erro de software que esteja a impedir o normal funcionamento do sistema. 

Para atualizar o sistema operativo do seu iPhone siga os seguintes passos: 

  • Aceda a Definições > Geral e, em seguida, toque em ?Atualização de software?; 
  • Se vir mais do que uma opção de atualização de software disponível, escolha a que pretende instalar; 
  • Toque em Instalar agora. Se, em vez disso, vir a opção ?Descarregar e instalar?, toque na mesma para descarregar a atualização, introduza o seu código e, em seguida, toque em ?Instalar agora?. 

Lembre-se de efetuar uma cópia de segurança do dispositivo com o iCloud ou o computador antes de atualizar o iOS e verifique se o dispositivo tem autonomia de bateria suficiente para realizar a referida atualização. 

  1. Restaure as predefinições do iPhone 

Se nenhuma das sugestões anteriores resultou, deverá restaurar as predefinições do iPhone. Esta é uma boa forma de eliminar quaisquer problemas de software subjacentes que possam originar o toque fantasma. 

Para repor as predefinições do seu iPhone, deve fazer o seguinte: 

  • Aceda a Definições > Geral > Transferir ou repor o iPhone > Repor; 
  • Escolha a opção ?Repor todas as definições?. 

Após realizar a restauração das predefinições, terá de passar pelo processo de configuração novamente. Neste ponto, poderá optar por restaurar o seu iPhone a partir de uma cópia de segurança guardada previamente. 

  1. Reinstale o iOS através do modo de recuperação 

A última etapa que poderá concretizar antes de enviar o aparelho para reparação é reinstalar o iOS através do modo de reparação. Se quiser tentar esta solução, certifique-se de que o Mac e o iTunes estão atualizados. Num Mac com o macOS Catalina ou posterior, abra o Finder. Num Mac com o macOS Mojave ou anterior, ou num PC, abra o iTunes. Se o iTunes já estiver aberto, feche-o e volte a abri-lo. Em seguida, aguarde até o ecrã do modo de recuperação ser apresentado e, depois, realize novamente a etapa 5 (Force o dispositivo a reiniciar). 

Uma vez no modo de recuperação, o seu computador mostrará a mensagem ?Ocorreu um problema no iPhone que requer a atualização ou o restauro do dispositivo?. Deverá clicar em Atualizar (se disponível) ou Restaurar. 

Depois de concluir a atualização ou o restauro, configure o dispositivo. 

  1. Envie o seu telefone para reparação 

Caso o toque fantasma persista no seu iPhone, é aconselhável agendar a reparação do equipamento. Neste ponto, já esgotou as soluções possíveis, sendo provável uma falha relacionada com o hardware. 

Recomendamos que não desmonte o seu iPhone para tentar resolver os problemas existentes, a menos que tenha bastante experiência técnica. É muito mais seguro recorrer ao suporte Apple, onde poderá expor o seu problema e encontrar uma solução.

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